Tecido Acrobático - Básico

Capacitação de Tecido Acrobático 

Módulo Básico

Neste curso você terá acesso a 44 figuras de nível básico e fundamentos essenciais para a prática circense em qualquer nível. Você também terá acesso a movimentos de progressão para que seu corpo adquira  força necessária para o próximo nível. Para cada movimento você terá uma explicação sobre as principais dificuldades e erros comuns do praticante no nível básico. O módulo também oferece sequências coreográficas e desafios que visam desenvolvimento de competência vocabular para um maior aproveitamento da prática/ensino de tecido acrobático.  Como apoio, este módulo também oferecerá uma apostila  com fotos para consulta rápida, principais conceitos e ideias criativas para seus planos de aula. Ao final do módulo você receberá certificado. 

Ficou com dúvida, conte conosco através do WhatsApp (47) 999144186

Tecido Acrobático – Módulo Básico

Aula 1 Conhecendo Suas Asas I

Seja bem-vindo(a) ao nosso primeiro módulo de tecido acrobático – aula 1. Neste módulo conheceremos os fundamentos básicos para quem deseja se aventurar nessa arte circense, bem como figuras de níveis iniciante e básico, além de exercícios de progressão para que você prepare o corpo para novas etapas.  Nossa plataforma também oferece aulas de flexibilidade e condicionamento físico entre outros para que você possa evoluir ao máximo nessa jornada, ou ajudar seus alunos a evoluírem caso seu objetivo seja a capacitação para trabalhar com essa arte.  Lembre-se de sempre treinar seguindo os padrões de segurança recomendados –  Sua segurança é sua responsabilidade!

Aula 1.1 – Preparando seu espaço

A arte aérea pode oferecer riscos de lesões sérias. Com o  uso de material online você será responsável pelos próprios riscos. Pratique a atividade sempre na presença de alguém que possa te auxiliar, principalmente nos níveis mais elevados. Não é recomendável treinar sem supervisão.

Aula 1.2 – Aquecendo

Segue aqui uma sugestão de aquecimento para anteceder a sua prática e prevenir lesões. 

Perna de base

Quando nos referimos a perna de base neste curso, estaremos falando da perna com a trava, ou a perna que sustenta seu corpo durante a execução de algum movimento.

Aula 1.3 – Figuras de Nível Iniciante

(Todas as figuras e movimentos que você vai praticar nessa aula e nas outras aulas desse módulo devem ser treinadas dos dois lados, caso você treine só um lado, seu corpo vai desenvolver de maneira incorreta, sendo que um lado ficará mais forte, maior e mais flexível. Pratique dos dois lados!)

Esquadro Aberto

Essa figura no modo iniciante permite que você possa fazer sua primeira inversão no tecido de modo seguro e sem a necessidade de utilizar muita força. As pernas abertas criam a trava necessária para que você não caia do tecido. O esquadro aberto é um dos fundamentos básicos para a execução de várias figuras. Outros nomes: straddle, split.

 

Esquadro Fechado

O esquadro fechado também faz parte dos fundamentos das acrobacias circenses, não só no tecido, mas em outros aparelhos tanto o esquadro aberto quanto o esquadro fechado são fundamentais. Outro nome: pike

Proa para trás

Essa figura pode ser executada em outros aparelhos e também com a trava de pé em nível básico. É uma figura simples de executar. Outros nomes: figurehead, triângulo para trás. 

 

Proa para frente

A proa para frente é uma variação da proa, ao contrário da proa para trás, sua execução é mais pesada e em alguns casos pode causar desconforto nos braços ou na lombar. O vídeo sugere duas maneira de executar o movimento para que se torne mais confortável. Outros nomes: figurehead, triângulo para frente.

 

Homem Caminhando

A figura Homem Caminhando pede mão em pinça. Caso você não entenda como fazer a mão em pinça neste vídeo, observe o vídeo da Secretária Sentada. Lá você terá uma explicação mais detalhada do movimento da mão.

 

Coffin

Esta figura é de fácil execução, apenas tome cuidado para não escorregar no tecido muito rápido, pois se você estiver com o tecido em contato direto com a pele das costas poderá sofrer uma pequena queimadura. É ideal que você treine de camiseta ou outra roupa que proteja a pele. 

 

Secretária Sentada 

A exemplo da figura Coffin, também é recomendado aqui uma execução mais lenta da figura caso você esteja com o tecido diretamente em contato com a pele.

 

Escorpião

Esta bela figura de nível iniciante também é uma figura fundamental no tecido acrobático, pois a mesma será executada de maneiras diferentes em outros níveis.

Desafio:

Pratique as figuras acima até sentir-se confortável. Como desafio, tente ligar uma figura na outra e crie o que chamamos de Rotina – uma maneira de treinar figuras combinadas como em uma coreografia com o objetivo de ganhar fluidez e resistência. 

Tecido Acrobático – Módulo Básico

 

Aula 2 –   Conhecendo Suas  Asas II

Olá, 

Se você já chegou até aqui é porque já tem conhecimento sobre alguns movimentos básicos deste módulo que te acompanharão até os níveis mais avançados. Você logo começará a perceber que a utilização de nomenclatura para as figuras e movimentos facilitará seu aprendizado. Se você está fazendo esse curso para se tornar instrutor ou instrutora de tecido acrobático, encoraje seus alunos a aprenderem a nomenclatura, pois isso tornará a aula muito mais produtiva, uma vez que não será necessário fazer a demonstração dos movimento a toda hora, e também fará com que os alunos desenvolvam mais a atenção e a memória, pois esses elementos são imprescindíveis na prática do tecido acrobático. Para a realização desse projeto foi feita uma pesquisa sobre os nomes das figuras em língua portuguesa e inglesa. Você pode vir a conhecê-las por outros nomes também, por isso deixaremos aqui algumas variações na nomenclatura. 

 

Aquecendo

 Lembre-se que nossa plataforma oferece aulas de condicionamento físico e flexibilidade que te ajudarão no desenvolvimento das habilidades acrobáticas. Aqueça seu corpo antes de iniciar esta aula, você pode repetir as progressões disponíveis na aula 1.

Aula 2.1   Figuras de nível iniciante II

Casulo

A figura do Casulo é bem lúdica, sendo uma das preferidas entre as crianças. Figura de fácil execução que pode ter um papel importante na contação de história em forma de coreografia.

Casulo

 

 

Proa Com Trava de Axila Para Frente

Esta figura é uma variação da Proa para frente (Aula 1), porém você não utilizará as mãos para se segurar no tecido; nesta variação faremos uma trava de axila. Recomendamos a prática com camiseta colada de manga curta ou comprida, pois a trava de axila pode causar leves queimaduras na pele por conta do atrito com o tecido. Caso você decida treinar com camiseta sem manga ou top, tente executar lentamente para que o atrito não gere uma sensação desconfortável. Outro nome: triângulo para frente com trava de axila.

Proa Com Trava de Axila Para Frente

 

Proa Com Trava de Axila Para Trás

Outra variação da figura de proa sem as mãos e com trava de axila. As figuras em pé sem a utilização das mãos são mais difíceis para manter o equilíbrio, preste bem atenção na execução do movimento para não cair. Se a proa é para trás, o corpo deve pesar para trás, pois as mãos estarão na frente do tecido e se você jogar o peso do corpo para frente sofrerá uma queda. Lembre-se de treinar com colchão de segurança. Outro nome: triângulo para trás com trava de axila.

Proa com trava de axila para trás 

 

Crucifixo Invertido

Nesta figura utilizaremos a entrada da perna em crochê no tecido, que é quando a perna enrola uma vez no tecido vindo de fora ( um movimento de esquadro aberto por exemplo) para dentro gerando uma trava. A entrada da perna em crochê permite figuras que vão do nível iniciante ao avançado.

Crucifixo Invertido 

 

Escorpião Com Perna em Crochê

Neste vídeo também utilizamos a nomenclatura “Escorpião com trava de crochê”, pois a perna em crochê gera uma trava que estabiliza o corpo.

Escorpião com perna em crochê

 

Borboleta

A figura Borboleta no modo iniciante é uma preparação para as figuras de cadeirinha de níveis mais avançados. Embora seja de execução muito fácil, a figura tem um visual muito bonito sendo ótima para belas fotografias.

Borboleta 

 

Borboleta em Pé

Embora seja uma figura de nível iniciante, a Borboleta em pé oferece riscos caso o praticante tenha pouca consciência corporal, pois ao segurar nas extremidades do tecido o praticante perderá o equilíbrio caso o corpo estiver inclinado para trás. Ao trabalhar com criança, por exemplo, recomenda-se deixar um braço para  trás do tecido e o outro para frente  para maior segurança. Lembre-se de inclinar o corpo para frente na execução dessa figura.

Borboleta em Pé 

Arqueiro 

A figura do Arqueiro tem uma execução fácil que exige um pouco de equilíbrio e força.

 

Pirata

A figura Pirata é uma figura que pode ser executada com trava de pé simples em um módulo mais avançado. Neste módulo todas as figura são adaptadas ao tecido com um nó ou gota para facilitar a execução enquanto você desenvolve a sua força para os níveis mais avançados. 

Pirata 

 

Buda com trava de axila.

Na execução desta figura, sugerimos os mesmos cuidados com as outras figuras com trava de axila, pois a não utilização das mão torna a execução menos estável.

Buda com Trava de Axila 

 

Desafio

Com essas duas aulas, você já treinou 16 movimentos de nível iniciante/básico. Você pode melhorar sua rotina criando várias combinações. Segue aqui uma sugestão para sua rotina, pratique esses movimentos em sequência com uma música que você gosta. Sinta a música e movimente-se seguindo o tempo dela, divirta-se, grave um vídeo e tenha um lindo material para apreciar seu progresso. Filmar seu treino, sua rotina, é uma ótima maneira de avaliar se você está fazendo os movimentos corretamente, guarde esse material que você filmou, pois não há nada mais gratificante do que um antes e depois.

  • Triângulo para trás
  • Triângulo para frente
  • Homem Caminhando
  • Coffin
  • secretária
  • esquadro aberto
  • escorpião

 

 Envie-nos seu vídeo ou nos marque nas redes sociais, essa aproximação entre praticantes é riquíssima, podemos trocar idéias e sugestões, podemos dividir mais materiais relacionados a essa prática!

Tecido Acrobático – Módulo Básico

 

Aula 3 –   Voando em Pequenos Espaços

Chegamos até aqui, agora nossos movimentos começarão a ficar mais emocionantes, muito do que estamos aprendendo agora é uma preparação para você dançar nas alturas, a maioria dos movimentos aprendidos até aqui serão reproduzidos com a trava de pé em espaços mais altos, nossas aulas estão organizadas de modo que, enquanto você ganha força, você aprende movimentos que poderá usar em coreografias de todos os níveis.

Aquecendo:

Lembre-se que nossa plataforma oferece aulas de condicionamento físico e flexibilidade que te ajudarão no desenvolvimento das habilidades acrobáticas. Aqueça seu corpo antes de iniciar esta aula, você pode repetir o alongamento e  progressões sugeridos na aula 1.

Alongamento 

Progressões 

 

Aula 3.1  Figuras de Nível Básico

Barco a Vela 

Barco a Vela segue a mesma idéia de Homem Caminhando, com uma pequena diferença. É uma figura bem lúdica e fica interessante ser executada com a perna erguida para trás se o(a)  praticante conseguir estender bastante a coluna. Para os que sentem mais dificuldades com extensão de coluna, sugerimos a perna erguida empurrando a parte do tecido que fica na frente.

Barco a Vela 

 

Pirata

Esta é uma das figuras fundamentais da prática do tecido acrobático, embora ela tenha uma montagem muito simples, requer bastante consciência corporal e pode ser dolorida para algumas pessoas ( a sensibilidade varia de pessoa para pessoa). Vale lembrar que com o tempo passamos a não ter mais sensibilidade para alguns movimentos, pois o corpo acostuma, a pessoa que está praticando desenvolve força e consciência para fazer corretamente e não sentir mais dor. Não solte as duas mãos nas primeiras tentativas, nesta figura você deve ficar com o corpo levemente inclinado para frente, como se a barriga quisesse encostar na coxa da perna que está flexionada. Se você inclinar o corpo para trás, a trava que está na virilha solta e você cairá do tecido.

Pirata 

 

Split Overhead

Split Overhead é uma bela figura de montagem simples, mas que também precisa ser feita com bastante consciência, a perna de base precisa estar bem esticada e, embora ela fique na horizontal nessa figura, você precisará concentrar bastante atenção nela.  Todas as figuras de split requerem bastante flexibilidade, se você não estiver satisfeito ou satisfeita com seu split, poderá deixar a perna da frente flexionada. Lembrando que nossa plataforma oferece aulas flexibilidade.

Split Overhead 

 

Arabesque

Esta figura lindíssima envolver bastante força de puxada, as progressões  propostas na aula 1 te ajudarão a desenvolver força para realizar essa figura. 

Arabesque 

Progressões

Enrolada

A Enrolada também é uma das figuras que compõem os fundamentos do tecido acrobático e também é executada na trava de pé ( final do módulo básico). Para evitar a torção do joelho, mantenha a perna de base sempre esticada e com os músculos engajados. Não gire se o tecido estiver na altura do joelho, empurre-o para a canela. Executar um movimento simples como esse de forma errada pode causar lesões no joelho. Outro nome: Meia-lua.

Enrolada

 

Secretária

A secretária é uma figura de fácil execução, mas é a que mais oferece riscos de queda e, como você estará em uma inversão, ela tende a ser mais perigosa, é uma figura que exige bastante força abdominal. O ideal ao treinar a secretária pela primeira vez, assim como as outras figuras é ter a presença de alguém que possa te ajudar. Você também não precisa fazer ela completa, pode ir treinando aos poucos sem tirar a mão do tecido. Outro nome: caída para trás.

Secretária 

 

Pin up

A figura Pin up tende a ser dolorida nas primeiras tentativas, pois o tecido apertará bastante a coxa. Não realize esse movimento com o tecido na altura do joelho, o ideal é que esteja pelo menos a dois palmos acima do joelho, para não lesionar. 

Pin up 

 

Chave de Cintura

A Chave de Cintura é movimento de nível intermediário/ avançado e também um dos fundamentos do tecido acrobático, porém neste vídeo oferecemos uma adaptação para o nível básico que é uma ótima maneira de entender o que acontece na Chave de Cintura dos níveis mais avançados. Pratique bastante esse movimento e lembre-se dele quando, lá na frente, você estiver treinando Chave de Cintura nas alturas. 

Chave de Cintura

 

Combo 1

Vamos colocar em prática a execução de um combo com algumas das figuras trabalhadas até agora. Você consegue nomear todos os movimentos desse vídeo?  Pratique e tente dar o seu toque na execução, tente incluir mais movimentos.

Combo 1 

 

Combo 2

Este combo curtinho, com apenas 3 figuras, é bem desafiador pois envolverá bastante força de puxada na execução. Veja se você sabe nomear todos os elementos deste combo.

Combo 2 

 

Tecido Acrobático – Módulo Básico

 

Aula 4 –  Alcançando níveis mais altos 

Muito bem, você chegou até aqui e agora está na hora de confiar na sua força apenas para a execução dos movimentos, você se prepara agora para se libertar do nó da gota e fazer inversões confiando apenas no seu corpo, sua consciência e sua força. As Figuras de Nível Básico II serão executadas sem o apoio do nó da gota, com esta aula estaremos nos preparando para as inversões do alto. Lembre-se de que embora a própria execução dos movimentos te ajudam a desenvolver a força e flexibilidade,  um treinamento específico para essas duas áreas será de grande auxílio para desenvolver-se nesta arte. 

 

Aquecendo:

Lembre-se que nossa plataforma oferece aulas de condicionamento físico e flexibilidade que te ajudarão no desenvolvimento das habilidades acrobáticas. Aqueça seu corpo antes de iniciar esta aula, você pode repetir o alongamento e  progressões sugeridos na aula 1.

Alongamento 

Progressões 

 

Aula 4.1 Figuras de Nível Básico II

Esquadro Aberto:

Você já executou essa figura no Nível Iniciante, agora é sua vez de executá-la no Nível básico. Para realizá-la aqui, enrolamos as mãos no tecido para maior segurança.

Esquadro Aberto 

 

Lápis

Lápis é uma figura que pode ser executada em outros aparelhos do circo como lira acrobática, trapézio entre outros. É uma figura de equilíbrio e, caso você tenha dificuldade de executá-la como no vídeo, poderá encostar a lateral dos pés no tecido  para ganhar estabilidade. 

Lápis 

 

Mexicana e Crab

Segue aqui um vídeo com a execução de dois movimentos: Mexicana e Crab. Os dois movimentos envolvem extensão de coluna, mas também ficam muito belos em pessoas que não são tão flexíveis. Assim como o Lápis, Mexicana e Crab também podem ser executados em outros aparelhos. 

Mexicana e Crab

 

Arco da Sereia e Bird’s Nest

Duas figuras  que você também  poderá executar em outros aparelhos do circo; assim como as demais desta aula, são figuras que exigem uma boa pegada com as mãos, por isso importante enrolar as mãos no tecido em um primeiro momento. 

Arco da Sereia e Bird’s Nest

 

Espacate Invertido

Esta figura consiste em executar um espacate de cabeça para baixo, caso você não seja uma pessoa super flexível, para conseguir uma maior abertura das pernas você precisará utilizar a força dos músculos, como em um salto com espacate no balé. Lembre-se que o que deixa a figura bonita é a geometria dela, não necessariamente um espacate zerado. Não deixe de executar figuras de flex só porque seu flex ainda não está no ponto que você deseja. Quanto mais você pratica, melhor fica!

Espacate Invertido

 

Queda a Frente

Queda a Frente  é uma queda que também faz parte dos fundamentos do tecido acrobático, nesta versão ela é feita com o nó da gota ( também pode ser executada no tecido marinho/ gota/ hammock). Num primeiro momento ela pode dar um frio na barriga, num segundo momento você já está completamente encantado ou encantada com as quedas. Certifique-se que que está fazendo tudo corretamente, e isso inclui a presença de um instrutor que possa te auxiliar. Jamais treine quedas sozinho (a) ou treine quedas em estruturas que não são adequadas como árvores por exemplo. 

Queda a Frente 

 

Queda da Chave de Cintura 

Para a execução desta queda, seguem as mesmas recomendações da execução da Queda a Frente. A Queda da Chave de Cintura também faz parte dos fundamentos do tecido acrobático e outras versões em níveis mais avançados serão executadas futuramente. As adaptações aqui as tornam bem mais fáceis de executar. Lembre-se de manter os braços abertos durante a queda para não ser jogado(a) para fora do tecido.

Queda da Chave de Cintura

 

Proa Para Trás e Para Frente Sem Troca de Mão

O movimento a seguir faz a junção de dois movimentos já vistos neste módulo. A execução do mesmo, porém, pode ser um pouco mais desafiadora, pois a transição de uma figura para a outra acontece com um único movimento. Caso você sinta desconforto na lombar durante a execução de muitos movimentos, lembre-se de manter as mãos mais altas, isso evitará a extensão de coluna.

Proa Para Frente e Para Trás  

 

Tecido Acrobático – Módulo Básico

 

Aula 5 –  Fundamentos Básicos Para o Desenvolver do Pássaro

Parabéns! Você chegou até aqui e agora vamos aprender alguns fundamentos básicos para uma prática mais  profissional.  Esta aula tem a função de elevar o seu nível.  Ao conseguir executar os movimentos aqui descritos, você será capaz fazer tudo o que aprendeu até aqui, só que agora nas alturas. 

 

Aquecendo:

Lembre-se que nossa plataforma oferece aulas de condicionamento físico e flexibilidade que te ajudarão no desenvolvimento das habilidades acrobáticas. Aqueça seu corpo antes de iniciar esta aula, você pode repetir o alongamento e  progressões sugeridos na aula 1.

Alongamento

Progressões 

 

Aula 5.1 – Subidas e Fundamentos de Nível Básico/ Intermediário

 

Subida Simples

A Subida Simples pode significar o primeiro e talvez o maior desafio de quem iniciou na prática de tecido acrobático sem anteriormente ter praticado alguma atividade física. Parece impossível, mas não é! Os exercícios de progressão propostos neste módulo visam o desenvolvimento de técnicas e da força para vencermos esse desafio. Preste atenção em toda a postura do corpo e, principalmente, nos movimentos dos pés. Outro nome: Subida Francesa.

Subida Simples

 

Subida Russa

A Subida Russa pode ser uma ótima alternativa para quem desliza muito na subida simples, ela também permite movimentos mais performáticos durante a subida em uma coreografia.

Subida Russa

 

Subida com Curva

Cada vez que nos referirmos a “Curva” no tecido acrobático, estaremos nos referindo a utilização do joelho flexionado por cima do tecido. Essa subida é extremamente desafiadora nesse nível, muitas vezes não sendo possível executar o segundo degrau. A prática incansável desta subida fará com que o praticante aprenda a inverter de cima e execute muitos movimentos de nível avançado.

Subida com Curva 

 

Eggbeater e Trava de Pé Dupla 

Eggbeater é um movimento fundamental para as travas de pé duplas, a execução desse movimento requer habilidade e força, os treinos de progressão visam a te ajudar com o desenvolvimento da força física para a execução desses movimentos. Preste bastante atenção na maneira como fazer e desfazer a trava. Nas primeiras tentativas é sempre recomendável fazer com pouca altura, pois no início é comum que o praticante se atrapalhe ao tentar sair da trava e acabe por apertá-la ainda mais.

Eggbeater e Tava de Pé Dupla

 

Trava de Pé Simples I e II

Com exceção de alguns movimentos aprendidos nesse módulo, a trava de pé simples te permitirá a fazer os movimentos estudados até aqui com a trava de pé nas alturas. Certifique-se de que você consegue travar e destravar o pé sem ajuda de ninguém antes de se aventurar nas figuras em uma altura que será difícil te socorrer. Das figuras estudadas até aqui, segue os nomes daquelas que você poderá executar com a trava de pé: todas as figuras da família Proa, Homem Caminhando, Casulo, Borboleta em Pé, Arqueiro, Buda com Trava de Axila, Barco a Vela, Pirata, Split Overhead, Enrolada, Secretária (Caída para Trás). Nosso curso ainda trará muitas possibilidades com o uso de trava de pé simples nos próximos módulos.

Trava de Pé Simples I e II 

 

Chave de Cintura (3 maneiras de fazer)

Você já treinou a chave de cintura com a ajuda do nó, neste vídeo vamos começar a prática para uma chave de cintura nas alturas. A chave de cintura te permitirá fazer figuras como Pin Up e outras tantas variações fluidas, você também poderá executar quedas de nível intermediário e avançado. A chave de cintura requer persistência na prática, nesse vídeo você também aprenderá um exercício de progressão que pode (e deve) ser incluído na sua prática diária.

Chave de Cintura 

 

Inversão com Crochê 

Crochê é o nome que damos ao movimento de perna que você já treinou em um nível mais iniciante, o que vamos aprender aqui é uma inversão com crochê, pois você utilizará as pernas em crochê para criar figuras e montar várias quedas de nível intermediário. Se você realizar todos os movimentos apresentados nessa aula com facilidade e nas alturas, você já estará no nível intermediário. Para que isso ocorra, treine bastante as progressões propostas em nossas aulas e comece a treinar as inversões com esquadro aberto e esquadro fechado do alto ( sem o apoio do chão, mas em um nível seguro em caso de queda).

Inversão com Crochê 

 

Catchers ou Curva

Você já ouviu a expressão “curva” em muitos vídeos até aqui, desta vez faremos um movimento fundamental para a criação de muitas sequências e quedas de nível intermediário e avançado. Num primeiro momento a curva deve ser treinada vindo do chão, pois ela é pesada e muitas vezes caímos antes de terminar a execução. Erros comuns dessa inversão: 1 não fazer a curva corretamente, deixando o joelho engatar na mão e não no tecido, 2 trazer o joelho dobrado mas não engatado no tecido, 3 não levar a perna solta para trás deixando ela por cima da perna com o joelho engatado (pode ser perigoso porque assim ela te força a ficar com a cabeça para baixo), seu corpo deve ficar numa posição horizontal e a perna solta é que vai ajudar, 4 um erro comum também acontece na hora em que a outra mão vai buscar a cauda que está nas costas, a mão deve passar  pela frente do rosto e não por trás da cintura (fique atento(a)).

Catchers ou Curva 

 

Desafio

  1. Suba no tecido (subida simples ou russa), faça a trava de pé simples, proa para trás, pirata, homem caminhando, enrolada e secretária (caída para trás).
  2. Crie uma rotina com 6 movimentos na trava de pé simples.
  3. Inclua eggbeater e trava dupla de pé em uma rotina com mais 2 movimentos de sua escolha.
  4. Inverta do alto ( apenas tire o pé do chão, não exagere muito) e faça um crochê. 

 

Parabéns!
Você finalizou o módulo básico com desafios que te levam facilmente ao nível intermediário. As acrobacias e danças no tecido acrobático estão abertas à sua criatividade, pesquise, treine, crie. Até agora você construiu uma base forte para a sua prática, no próximo módulo teremos mais emoções e desafios.